A cerimônia de Premiação da Expocom, mostra anual de trabalhos experimentais desenvolvidos nos cursos de graduação em Comunicação, promovida pela Intercom, foi realizada de modo presencial, na PUC Minas, no dia 8 de setembro de 2023.

A professora Ariane Pereira, nova vice-presidente da entidade e coordenadora da Expocom, foi convidada a conduzir a entrega do prêmio. Com brilho nos olhos e muita animação, a docente iniciou sua fala exprimindo satisfação: “Para mim foi uma surpresa muito gratificante ver hoje esse auditório lotado de professores, professoras e sobretudo estudantes de graduação, após 3 anos de pandemia; nós batemos recordes na Expocom, este ano a gente tem trabalhos concorrendo em todas as 65 modalidades do nosso prêmio”.

Divididas entre as categorias Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Transdisciplinar; Publicidade e Propaganda; Rádio,TV e Internet, e Relações Públicas e Comunicação Organizacional, nas 65 modalidades concorreram 271 trabalhos. “Essa é uma demonstração de como a gente produz conhecimento diariamente”, acrescentou Ariane Pereira.

Em clima de festa, os ganhadores do Prêmio Expocom celebraram a vitória de seus trabalhos. Isabel Lisboa, estudante de Cinema e Audiovisual da PUC Minas, concorreu na modalidade de direção de fotografia com um curta documental experimental sobre uma manhã de domingo na casa de seus avós, e levou o prêmio. Os estudantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-Paraná) foram agraciados com cinco prêmios entre as categorias de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema.

Luan Fernando e Natália Camile, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ganharam na modalidade Produção de Pesquisa Mercadológica de Publicidade e Propaganda, e relataram estarem muito felizes por terem essa oportunidade única. A vencedora da modalidade Produção em Jornalismo de Opinião, com o trabalho Do tempo, para Zélia, Maria Luiza Massulo afirmou: “É uma honra levar [o prêmio] para o Mato Grosso do Sul, e principalmente para a UFMS e para meus professores”.

Por fim, a vice-presidente do evento reafirmou a importância da premiação como um momento de reconhecimento do trabalho dos estudantes, e enfatizou a grandeza da emoção tanto para os concorrentes e professores quanto para a diretoria. “É muito especial estar aqui todos os anos desde 2019, e até aqui sigo nessa tarefa, e para mim é extremamente gratificante, eu saio daqui muito feliz, com a energia renovada para mais um congresso”. O Intercom 2024 será realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina.