Durante a etapa presencial do Intercom 2023, foram realizadas as oficinas e minicursos nos dias 7 e 8 de setembro. Dentre as 49 opções disponíveis, os temas abrangeram desde questões teóricas até atividades práticas, que contemplam a formação e a carreira dos profissionais de comunicação.

Mariana de Araújo Ribeiro (Unicap), que apresentou a oficina de Assessoria de Comunicação, falou sobre seu objetivo de contribuir com a formação dos profissionais de comunicação, não só do jornalismo, mas também de outras áreas. Já o conteúdo abordou “como elaborar, quais são as estratégias de conteúdo, as estratégias de planejamento em comunicação que podem ser desenvolvidas tanto para empresas quanto para alguns públicos, para instituições não governamentais e para os diversos tipos de mercado que existem hoje no mundo”, disse Mariana. Beatriz Pankará, da Universidade do Recôncavo da Bahia, que participou dessa oficina, destacou a importância do aprendizado alinhado à prática e disse estar gostando muito do evento.

Letícia Lins (IEC/PUC Minas) ministrou o minicurso de Gestão de Marketing de Influência e disse ter sido uma experiência ótima, com alunos muito participativos, de vários locais que realizaram muitas trocas. “Foram três horas diretas de minicurso, muito boa a experiência”, comentou.

Gabriela Paiva Correa, aluna da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas, contou um pouco da sua experiência na oficina Cultura e diversidade: equidade e inclusão na comunicação. Para ela, a didática do ministrante e o debate entre alunos enriqueceu o momento de aprendizado e completou: “O tema é muito importante e se encaixa não só para comunicadores, mas para pessoas de todas as áreas, pois inclusão e respeito devem ser pautados em todos ambientes”.

Lorena Viegas Costa (PUC Minas), uma das coordenadoras das oficinas e minicursos, expressou seu sentimento de realização: “Estamos em ritmo de finalização, muito felizes com o Congresso, que foi um sucesso, com as oficinas e minicursos, que foram muito bem-sucedidas, e com a equipe de professores e monitores, que nos ajudaram na organização, todos muito comprometidos com o trabalho”, disse.