Na noite de 6 de setembro, a cerimônia anual do Prêmio Luiz Beltrão reconheceu o trabalho de pesquisadores no campo das Ciências da Comunicação que se destacaram no último ano. Além da premiação Luiz Beltrão, os prêmios Intercom Comunicação – TCC, Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado também foram entregues na mesma cerimônia.

Confira a galeria:

A primeira categoria apresentada foi a Grupo Inovador, e a instituição ganhadora foi a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD Brasil), representada por Rachel Bertol, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e uma das coordenadoras da Rede. Ela agradeceu pela homenagem e justificou a ausência de sua colega de coordenação Ana Regina Rêgo.

“Temos como objetivo combater a desinformação a partir do seu lugar de trabalho e ou pesquisa […] Cada uma colabora com o que pode e assim vamos criando uma ‘onda’ de dezenas de eventos anuais, projetos e pesquisas que se apresentam para a sociedade”

Rachel Bertol, UFF / RNCD

Em seguida, o grupo “Arquivo nacional”, órgão central do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos-SIGA, da administração pública federal, foi premiado na categoria Instituição Paradigmática. A diretora geral, Ana Flávia Magalhães Pinto destacou “o quanto a garantia do direito à informação, à memória e à história pautada em valores democráticos é essencial para qualquer projeto de nação comprometido com a real superação de desigualdades e injustiças”.

Na categoria de Liderança Emergente, o professor mineiro Guilherme Moreira Fernandes destacou a emoção de receber o prêmio em seu estado. O acadêmico comoveu a todos ao relatar as dificuldades e alegrias de sua trajetória acadêmica, desde a graduação até os dias atuais: “Não foi fácil entrar na universidade, seguir na pós-graduação, e acho que esse prêmio coroa todo um esforço, mostra que tive caminhos e opções corretas”.

Por fim, Nélia Del Bianco, agraciada com o prêmio Luiz Beltrão nos anos de 2000 e 2009, foi homenageada na categoria de Maturidade Acadêmica, que reconhece o conjunto da obra de um pesquisador sênior que tenha obtido reconhecimento nacional e/ou internacional. A professora destacou que “o desafio de quem pesquisa hoje é conectar sua tarefa com as demandas sociais em busca de explicação para questões e problemas que impactam a vida, muitas vezes, de forma dramática.”

O legado de Luiz Beltrão na comunicação brasileira

Luiz Beltrão é considerado o fundador das Ciências da Comunicação como área de conhecimento no Brasil e lançou o primeiro centro acadêmico nacional de estudos midiáticos, o Instituto de Ciências da Informação (Inciform), na Universidade Católica de Pernambuco, onde atuava como professor. O jornalista também fundou a Comunicações & Problemas, primeira revista de ciências da comunicação, além de se tornar o primeiro doutor em Comunicação do Brasil pela Universidade de Brasília (UnB).

Sobre a premiação

O Prêmio Luiz Beltrão é dividido em dois grupos, cada um com duas categorias. A primeira equipe de premiados é de pesquisadores que recebem a categoria Liderança Emergente, destinada às personalidades que estão no início de suas jornadas na área, mas que já se destacam em níveis regionais ou locais por seu trabalho. A segunda categoria do grupo é denominada Maturidade Acadêmica e é concedida ao pesquisador que alcançou projeção nacional ou internacional pelo conjunto de seus trabalhos.

O outro grupo homenageado é formado por Instituições, com as categorias Grupo Inovador e “Instituição Pragmática”. A primeira condecora aqueles grupos que se destacam pela inovação em planos teóricos, metodológicos e pragmáticos ao longo do período de pesquisa. Já a outra categoria premia um grupo, escola, ONG, órgão público, empresa, etc, que tem diferencial nas pesquisas de fenômenos comunicacionais.