A solenidade de abertura do Intercom, na noite desta terça-feira (05/09), reuniu autoridades que deram boas-vindas ao público. Além das falas, duas apresentações culturais marcaram a noite. O “Quarteto de Cordas” abriu o evento e o bloco “Seu Vizinho” fechou a noite com músicas de carnaval.

Os integrantes da mesa resgataram a história do congresso, que surgiu em 1977 no período mais repressivo da ditadura militar, e que contou com o suporte da igreja para a realização das primeiras reuniões.

O Presidente da Intercom e docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Prof. Dr. Giovandro Marcus Ferreira lembrou o começo de tudo: “…começamos em 77, uma entidade na semiclandestinidade, como dizia o saudoso professor José Marques de Melo. Os primeiros encontros eram nos conventos, que eram os únicos espaços que tínhamos, nesta época dos anos 70…” Ele lembrou, ainda, a parceria histórica entre a Intercom e a PUC Minas, que celebra 20 anos, já que em 2003, ocorria a primeira edição do evento nesta universidade.

O Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Padre Luís Henrique Eloy e Silva reiterou a importância do Intercom: “…a ciência da comunicação e o seu relevante serviço de informação, como construtora de sentido em favor da democracia, da transparência dos processos que envolvem interesses da sociedade, da significativa difusão da ética no meio digital, possa encontrar aqui, espaço científico e epistemológico, durante este congresso.”

Ainda nesta linha, o Secretário de Comunicação da PUC Minas e Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Compós, Prof. Dr Mozahir Salomão Bruck falou sobre o papel da comunicação para contrapor o negacionismo, o discurso de ódio e a desinformação que assolam o país e o mundo: “Talvez a área da comunicação, dentre tantas outras, seja hoje a mais desafiada, em termos da contribuição que ela pode dar, por um mundo mais lúcido, por um mundo mais justo, por um mundo mais ético.”

A Prof.ª Adelina Martins de La Fuente, diretora da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), ao falar sobre o tema do congresso, chamou a atenção para sua importância: “…depois de quatro anos marcados pela falta de investimentos e recursos para o desenvolvimento da ciência, o tema deste ano se mostra extremamente necessário.”

Já a coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUC Minas, Prof. Dr. Cristina Moreira Marcos, enfatizou como um evento deste tipo inspira a produção científica: “O trabalho de organização de um evento desta envergadura é árduo, mas sempre dá bons frutos.”

A mesa foi composta ainda pela Prof.ª Emérita da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Margarida Maria Krohling Kunsch, que enfatizou o papel da comunicação para a ciência. “A comunicação exerce um papel estratégico para a difusão da ciência, da inovação e das tecnologias geradas no centro de investigação das mais diversas áreas do conhecimento”.

A noite contou ainda com um discurso do Gerente Adjunto do Canal Futura, Acácio Jacinto, que agradeceu a parceria com a PUC Minas e entregou uma homenagem do Canal Futura à PUC Minas.

O Governador de Minas Romeu Zema enviou vídeo parabenizando a realização do congresso.