A manhã desta terça-feira, 5 de setembro, marcou o início da etapa presencial do Intercom Nacional, o maior congresso de comunicação da América Latina. A PUC Minas recebe o evento no campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, com participação de alunos, professores e pesquisadores de todo o Brasil.

O tema oficial do evento deste ano é “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. Na mesa de abertura, a Diretora da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas falou sobre o sentimento de receber o Intercom e a expectativa para o evento:

É motivo de muita alegria poder receber aqui na PUC, depois de 20 anos, o Intercom, o maior congresso de comunicação da América Latina. Nesses próximos quatro dias, a nossa expectativa é de que tenhamos de duas a três mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes, professores do campo da comunicação de todo o Brasil. É um momento para conhecer pessoas, fazer networking. Para os nossos alunos, é um momento muito especial, que marca a história da faculdade.

Adelina de La Fuente – diretora da FCA

Juliano Domingues, professor da Unicap e vice-presidente da Intercom, destacou que o congresso tem tudo pra se configurar como um marco na história do Intercom: “É uma espécie de remodelagem seguindo a tradição de inovação e o pioneirismo da Intercom”. Esta é a primeira vez que o evento teve uma etapa remota, totalmente online, de 29 a 31 de agosto. Já Giovandro Ferreira, presidente da Intercom, destacou a importância de a Intercom ter presença em diferentes regiões do Brasil.

Conferência com Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro, filósofo, professor titular da USP, ex-ministro da Educação e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) deu sequência à mesa de abertura com uma conferência em que apresentou suas perspectivas sobre o desmonte das ciências nos últimos anos.

O grande “problema” que a gente viveu nesses últimos anos foi a substituição do diálogo pelo ódio, o que cria uma polarização e torna muito difícil as pessoas falarem entre si, no ambiente político e até no ambiente familiar. Na medida em que muitas famílias e amizades foram desfeitas por cortes políticos baseados na aversão a verdade, no ódio a verdade e no ódio ao diferente.

Renato Janine Ribeiro – ex-ministro da educação e professor da USP

O professor destacou a importância da comunicação para a reconstrução do debate e valorização da ciência, destacado a comunicação como área essencial para se discutir o desmanche não apenas das politicas públicas, mas também do tecido social.

Para você convencer uma pessoa que ela acredita em elementos falsos, ela tem que estar capacitada a ouvir informações científicas ou jornalísticas – que são duas profissões pautadas na verdade, verdade dos fenômenos no caso da ciência e verdade dos fatos no caso do jornalismo.

Renato Janine Ribeiro – ex-ministro da educação e professor da USP

A conferência foi transmitida nos canais da FCA e do Intercom no YouTube, assista na íntegra:

Etapa presencial vai de 5 a 8 de setembro na PUC Minas

O Intercom segue até o dia 08 de setembro e contará, durante todos os dias, com palestras, apresentação de trabalhos, exposição de pesquisas, oficinas, minicursos e muito mais.