Prestes a completar 65 anos em 2023, e considerada uma das melhores universidades privadas do Brasil, a PUC Minas mantém um corpo docente permanente de 1,5 mil professores e 2,9 mil funcionários e está presente em sete campi em Minas Gerais, localizados nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.
Reconhecida pela Congregação para a Educação Católica do Vaticano como a maior universidade católica do mundo, a PUC Minas abriga mais de 90 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação. É também a única instituição privada de Minas Gerais a fazer parte do ranking das melhores universidades do mundo: o Times Higher Education. Também foi eleita por seis vezes pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, como a melhor entre as particulares do país.
Todos os cursos da Universidade dispõem de laboratórios e infraestrutura que tornam possível aos estudantes a prática em equipamentos utilizados no mercado de trabalho. Mas uma de suas marcas mais fortes é o compromisso com a formação humanista de excelência no ensino superior.
No que se refere à internacionalização, a PUC Minas possui uma política estratégica que envolve o desenvolvimento, orientação e promoção internacional nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão, contando com com mais de 150 convênios com instituições de ensino superior em todo o mundo e participando de diversas redes de cooperação internacional na área da educação.
Na pesquisa, os estudantes têm acesso, desde a graduação, aos projetos de iniciação científica em diversas modalidades. Já os projetos extensionistas da PUC Minas alcançam não apenas moradores das cidades onde estão situados os campi e unidades, mas de várias regiões de Minas Gerais e mesmo de outros estados do País.