Acaba de sair a programação completa do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), cujo tema central é “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. As inscrições estão abertas até terça-feira, 15 de agosto, e devem ser feitas pelo Sistema Unificado Intercom.

O Intercom 2023 será realizado em duas etapas: a primeira será remota, entre 29 e 31 de agosto; e a outra será presencial, de 5 a 8 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Belo Horizonte. As duas etapas terão sessões de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa (GPs) e no Intercom Júnior (IJ), além de uma vasta programação de eventos científicos.

Nos três dias da etapa remota, a programação matutina (11h-13h) inclui o Fórum Sistema Conferp e Conrerps – “Desafios da formação, mercado e exercício profissional em RP” e o VIII Fórum Comunicação e Trabalho – “Comunicação, tecnologias e direitos sociais no mundo do trabalho”, organizado pelo Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CPCT-ECA-USP). Além desses dois eventos, a programação remota também terá as mesas “Fotografia e o pensamento comunicacional, GPFoto, ano 20” e “Memórias do GP Comunicação e Educação” e o painel “Jornalismo infantojuvenil: bate-papo sobre as produções e o mercado brasileiro na área”, no dia 29 de agosto; o X Fórum Socicom-Intercom – “Da Teoria à Prática: curricularização da extensão nas faculdades de Comunicação – Planejamento, implantação e impactos”, a primeira parte damesa-redonda “Ética e Afeto na Comunicação e na Cultura”, a mesa “Relações Públicas e a construção de organizações inclusivas” e a apresentação dos resultados da pesquisa “Ensino remoto emergencial e transições associadas” (MECOM-ECA/USP), no dia 30; e a mesa-redonda “Pesquisadoras brasileiras da Comunicação” e a segunda parte da mesa “Ética e Afeto na Comunicação e na Cultura”, no dia 31.

A etapa presencial começará às 8h30 do dia 5 de setembro, com o 46º Ciclo de Estudos Interdisciplinares em Comunicação, que discutirá o tema central do congresso. A conferência de abertura será com o filósofo, professor e pesquisador Renato Janine Ribeiro (USP), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), seguida pelo painel “Comunicação como área estratégica: formação para a ciência e cidadania”, com a mediação de Cicilia Peruzzo (UFBA/Intercom) e a participação de João Brant, secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República; Ana Pimentel, deputada federal (PT/MG) e vice-presidente de Educação Superior da Frente Parlamentar da Educação; Bruno Souza Leal (UFMG/CNPq); e Ismar de Oliveira Soares (USP). À noite, será realizada a solenidade de abertura do congresso.

O Ciclo de Estudos seguirá no dia 6 de setembro com mais dois painéis: “Comunicação como campo e prática científicos: desafios de produção e circulação do conhecimento para diferentes públicos”, mediado por Sonia Virgínia Moreira (Uerj/Intercom) e com Adriana Omena (UFU/Intercom), Claudia Lago (FCHSSALLA/USP), Soraya Soubhi da Costa (Unifesp/Sou Ciência), Thaiane Oliveira (UFF) e Verônica Soares da Costa (PUC Minas); e “Financiamento das pesquisas em Comunicação: reconstrução do fomento como política de Estado”, que será mediado por Margarida Khroling Kunsch (USP/Intercom) e terá a presença de Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Vaz (UFRJ), coordenador da área de Comunicação e Informação na Capes, e Roseli Fígaro (USP/Compós). E, à noite, serão entregues o Prêmio Intercom de Comunicação (Prêmios Estudantis), o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2023 e o Prêmio José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica Regional – que, neste ano, reconhece o trabalho da pesquisadora Luisa Massarani (FioCruz).

Na manhã do dia 7 de setembro, o evento “A Intercom e a memória das Ciências da Comunicação” terá painéis: Homenagem aos 80 anos de José Marques de Melo, com Anamaria Fadul (Intercom), Juçara Brittes (Ufop/Intercom), Marli Santos (Cásper Líbero/Intercom) e Margarida Krohling Kunsch (USP/Intercom); e o painel de homenagem à ex-presidente Sonia Virgínia Moreira (Uerj), com Daniela Ota (UFMS/Intercom), Fernando Almeida (Intercom), Iluska Coutinho (UFJF/Intercom), Marialva Barbosa (UFRJ/Intercom), Nelia Del Bianco (Unb/UFG) e Maria Immacolata Vassallo de Lopes (USP/Intercom). Ao longo desse terceiro dia, os(as) congressistas também poderão realizar oficinas e minicursos e conferir os trabalhos finalistas da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). À noite, o Publicom fará o lançamento de livros e os(as) associados(as) da Intercom participarão da Assembleia Geral Ordinária.

Na manhã do dia 8 de setembro, ainda serão oferecidos oficinas e minicursos. O encerramento do congresso está marcado para às 12h, com a festa de premiação do Expocom 2023.

Clique aqui para conferir a programação completa, incluindo links para as programações especificas de GPs, IJs, oficinas e minicursos.

Mais informações na página do congresso nacional no Portal Intercom.

Via.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *